Check-up Básico
Estar atento à saúde e fazer os exames de check-up médico é a melhor forma de detectar doenças em fase inicial, quando muitas delas podem ser tratadas de forma mais simples e eficiente.
Além dos exames laboratoriais, o check up médico pode incluir técnicas de diagnóstico por imagem e avaliação física. Conheça a lista de exames mais pedidos:
1. HEMOGRAMA
Este é o famoso exame de sangue completo, solicitado para a avaliação da quantidade, do volume e da atividade dos três tipos de células que compõem este tecido:
- Hemácias ou glóbulos vermelhos: diagnóstico de anemias
- Leucócitos ou glóbulos brancos: diagnóstico de infecções, alergias e alguns tipos de câncer;
- Plaquetas: diagnóstico de problemas de coagulação.
2. GLICEMIA EM JEJUM
É o exame que mede a taxa de glicose (açúcar) no sangue depois de um jejum de pelo menos 8 horas. Ele é útil para identificar a pré-diabetes (entre 100 e 125 mg/dl), uma condição que pode ser tratada, e a diabetes em si (acima de 126 mg/dl).
Além de fazer parte dos exames laboratoriais de rotina, a glicemia em jejum é solicitada para avaliar a eficácia do tratamento para diabetes.
3. COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS
Este exame mede os níveis de diferentes gorduras no sangue, permitindo ao médico calcular o risco de bloqueio das artérias pela formação de placas e de complicações cardiovasculares, como infarto e AVC (derrame).
Para isso, o exame mede os níveis de HDL (“colesterol bom”, desejável acima de 40 mg/dl), LDL e VLDL (“colesterol ruim”, com valores que variam conforme o risco pessoal de cada paciente) e colesterol total (soma de todos os tipos de colesterol, desejável abaixo de 190 mg/dl).
A quantificação dos triglicerídeos deve ser solicitada à parte, pois essas gorduras não são dosadas junto com os demais exames laboratoriais de colesterol. Seu valor desejável é abaixo de 150 mg/dl.
4. UREIA E CREATININA
A dosagem dessas duas substâncias no sangue permite avaliar o funcionamento dos rins e identificar alterações de forma precoce, muitas vezes antes da manifestação de sintomas.
Este é o caso da insuficiência renal, que se desenvolve de forma silenciosa e só apresenta sintomas em graus muito avançados.
5. TGO (AST) E TGP (ALT)
Este exame quantifica as enzimas TGO e TGP e possibilita ao médico a avaliação do funcionamento do fígado.
Além disso, ele é incluído no check-up porque as alterações nessas enzimas também estão relacionadas a problemas como lesões musculares, doença celíaca, hipotireoidismo, pancreatite e infarto.
6. ÁCIDO ÚRICO
O ácido úrico é um subproduto da metabolização de certos tipos proteínas. Valores alterados podem indicar hipertensão e problemas cardiovasculares, além de representar um fator de risco para o desenvolvimento de doenças como dores articulares, gota, cálculo renal e insuficiência renal.
7. EXAME DE URINA
O exame laboratorial de urina avalia características físicas como cor, densidade e pH desse fluido, a dosagem de elementos como glicose, proteínas, hemácias e leucócitos e a presença de bactérias.
As alterações podem indicar distúrbios no funcionamento dos rins e infecções urinárias. Este exame costuma ser pedido principalmente no check-up médico das mulheres, pois elas são mais vulneráveis a esse tipo de infecção.